segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mulheres: de todas as cores, de várias idades...

Gilberto Dimenstein escreveu ontem na Folha: "O Brasil das mulheres é mais educado".
Dados confirmam que as mulheres estudam em média um ano a mais que os homens, além do que, 57% das pessoas que frequentam Ensino Superior, são mulheres. No entanto, o sexo feminino ainda tem remuneração inferior. "É só uma questão de tempo para ganharem mais do que os homens". Dimenstein pode ter razão.
Não sou feminista. Mas, almejo a igualdade. Entre homens e mulheres, ricos e pobres. As disputas são as grandes mazelas do mundo. O que falar da luta de classes? O que dizer daquelas mulheres, subordinadas, subimissas perante os homens? A mulher foi criada para andar ao lado do homem. Ambos se complementam, e de fato, os opostos se atraem.
Não sei se um mundo regido por olhares femininos seria melhor. Tampouco afirmo que a sensibilidade feminina nos conduziria a uma esfera mais ética.
O que me orgulha e me estimula são os resultados que as manifestações feministas conquistaram. A mulher é respeitada e admirada pelos homens. É um exemplo de luta, garra, rebelião perante à repressão.
Acredito que a essência feminista não é mostrar-se superior ou melhor que homens, até porque, é juntos que encontram o equilíbrio. A sensibilidade feminina e racionalidade masculina fazem com que as decisões sejam acertadas. O colo materno e o apoio paternal fazém com que o seio familiar tenha um alicerce forte. A delicadeza das mulheres, com a força dos homens tornam as ações mais precisas. São vários exemplos que confirmam a importância da parceria entre João e Maria.

As eleições 2010 têm que ser citadas aqui. Duas mulheres roubam a cena. Cada uma com sua personalidade e ideologia. Destacam-se no cenário político. As mulheres já conquistaram carreiras no Judiciário, no Legislativo, nos Ministérios, são reconhecidas nas atuações na Polícia, nas Forças Armadas, em cargos de gerência, chefia, diretoria. Há mulheres trabalhando em caminhões, como taxistas, conquistaram os palcos. E cada dia mais, aproximam-se do Executivo, deixando de lado a tradição de"Primeira-Dama". O mais importante e interessante é que fazem tudo isso e ainda são capazes de conciliar as atividades profissionais com os afazeres domésticos.

As mulheres são mães, amigas, companheiras, conselheiras e excelentes profissionais. Os homens também são pais, amigos, companheiros, conselheiros e tem atuação profissional de excelência. Mas, é aquela coisa "perto de uma mulher, são só garotos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário