quarta-feira, 14 de outubro de 2009

"Cãodidatos"

A palavra “candidato” vem de “cândido” e designa algo limpo, puro. Há candidatos a vagas de empregos, candidatos em concursos de beleza, candidatos ao Prêmio Nobel, candidatos a ingressar no Ensino Superior, enfim frequentemente estamos nos “candidatando” a algo. Só hoje, candidatei-me a uma entrevista de estágio, me inscrevi a uma vaga de bolsa na faculdade, sem contar minha candidatura para conseguir um horário com um cinegrafista. A condição de “candidata”, me deixa ansiosa, apreensiva, mas é inevitável, somos sempre concorrentes um do outro.

Esses dias, através do twitter, instiguei a questão de “candidatos” a cargo político. Minha dúvida é se, a palavra derivada de cândido é adequada para designar determinados políticos que filiam-se a partidos, não por ideologia, mas sim por conveniência, e passam a concorrer a cargos do Executivo e Legislativo. Estas funções exigem responsabilidade, ética e claro, muita pureza e “ficha limpa”. Exatamente nestes aspectos que sustentam-se minhas dúvidas.
E é aí que encontra-se enorme ironia! Nossos candidatos a cargos municipais, estaduais e nacionais, em sua grande maioria, estão envolvidos em fatos de total irresponsabilidade, contrariando a ética, numa sujeira nauseante, sendo difícil aquele que não tem a “ficha suja”(tema que, inclusive, deixo aberto para um posterior debate).

Pelo site de microblogs, recebi a sugestão de mudarmos a designação “candidatos” para “cãodidatos”. A princípio pareceu-me uma excelente ideia. Já que de “cândidos”, alguns de nossos nobres políticos, nada têm, quem sabe tenham algo de “cachorro”.
No entanto, analisando bem a proposta, percebi que cometi um dos maiores equívocos de minha vida. Sem drama, nem sensacionalismo. Eu trai o “melhor amigo do homem”!
Como poderia designar, ou simplesmente comparar determinados políticos, à doçura de cão? Estava anestesiada, não é possível. Se não têm nada de cândidos, muito menos terão de cachorros.

Muitos pessoas concorrem as disputas eleitorais, com objetivo de alcançar de interesses próprios, sem ideologia democrática, ignorando a nação que terão que representar, ou ao menos deveriam fazê-lo. Envolvem-se em atos ilícitos, são individualistas, egoístas e parecem desconhecer a essência da política. Para os gregos, ser político era transformar em “arte”, a governabilidade. Hoje, a corrupção parece ser a condição de se governar.
Enquanto isso, os “ verdadeiros amigos do homem” são fiéis aos donos. Cuidam da casa, suspeitam das visitas, defendem-os dos perigos, pensam no bem estar daquele que os adotou. São carinhosos, amorosos, vivem em função da pessoa que lhes acolheu. Não pedem nada em troca. Está certo, de vez em quando até procuram um carinho, um cafuné. Mas, nossos “cãezinhos” conhecem a reciprocidade. Sabem viver em comunidade, pensam no bem do próximo. Estão isentos das condições impostas pela sociedade capitalista. Já, muitos de nossos políticos...

Eu nunca vi cachorro usando cueca. Muito menos carregando dólar nestas. Desconheço cães que carreguem malas, principalmente aquelas que contém enormes quantias de dinheiro. Ainda está para nascer cachorro que use e abuse de passagens aéreas. Há sim cachorros arteiros, traiçoeiros, mas sabem reconhecer o erro, e logo abaixam o “rabinho”, num gesto de humildade.
Paralelamente, vi candidatos a funções de nossa política levando moedas do “Tio Sam” em suas roupas íntimas, assim como carregando fortunas em maletas de couro. Também fiquei surpresa com a farra das “passagens”, protagonizada por nossos representantes, num enredo envolvendo dinheiro público. Conheço muitos políticos que erram, mas não têm maturidade suficiente para assumir tal erro. Sei de políticos que calam-se perante equívocos cometidos por “colegas”, mostrando total falta de coragem e de comprometimento com o povo. Existe uma política cínica, que mascara e maquia números. Ouço falar de um jogo de interesses, de trocas de favores. Mas, dificilmente leio manchetes sobre a sensibilidade dentro da política, do grande coração, que nossos representantes, ao menos deveria ter. De fato, destinam dos projetos àqueles que carecem, porém o que entristece é que tudo é regido por uma “segunda intenção”.
Nossos políticos parecem inaptos a usar o lado esquerdo do peito. No entanto, têm enorme habilidade com as ações comandadas pela imbecil ignorância da racionalidade humana. Temos políticos que moram em castelos, porém nada adianta, pois não são dignos de majestade.

Apesar de um texto generalista, que inclusive peço desculpas aos que não se enquadram em tais referências, não sou pessimista no assunto. Sei que há pessoas dignas de serem chamadas de candidatas, mesmo em cargos públicos, assim como sei, que muitas se esforçarão para serem denominadas “cãodidatas”.

6 comentários:

  1. Excelente artigo Gláucia! Talento é pra quem tem, não para quem quer... Muitas vezes usamos expressões no "calor da hora" olhando só para um lado delas. É o caso do "cãodidato". "Cão" foi usado pela ótica do "sinônimo popularesco" do diabo! Você aproveitou a deixa e fez uma reflexão que deveria ser lida por todos os políticos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!! =) Vamos ver se conseguimos tocar esse políticos!!

    ResponderExcluir
  3. Mas depende do cão também, não? Poderia criar uma raça especial só para os "fichas sujas"

    ResponderExcluir
  4. O problema de generalizar é exatamente este. Por isso me desculpei com os "candidatos" que correspondem o significado "cândido". A criação de uma raça criaria um certo "preconceito", e sou totalmente contra racismo. Vamos entender o texto como uma metáfora. Fui genérica na comparação, mas a intenção não foi agredir ninguém...No entanto, se algum político ler e a "carapuça servir",quem sabe uma reflexão faça-o perceber a importância e como faz bem ser um "cãodidato".

    ResponderExcluir
  5. Adorei Gláucia. Texto muito bem composto, com ótimas comparações e excelente embasamento em fatos reais!rs
    Continue transmitindo conhecimento, pois é sempre bom ter a oportunidade de ver Grandes atos.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Só com apoio e união estes "Grades atos"são colocados em prática... é mto bom ter seu apoio Jéssica.. Agradeço =) Bjus

    ResponderExcluir