domingo, 29 de novembro de 2009

Carta do Leitor - Correio Popular


Quero muito dividir algumas experiências que tive esses dias, mas está um pouco corrido, estou organizando alguns post interessantes para discutirmos... Essa semana eu coloco aqui =)

Hoje sai na Carta do Leitor do Correio Popular, aqui de Campinas. É importante o assunto, gostaria de dividir com vocês!

"A Prefeitura de Campinas gastar um milhão de reias em luzinhas natalinas, pode parecer contraditório ou irônico, quando paralelamente pessoas passam fome. No entanto, mais que decorar a cidade, as luzes iluminam ruas, avenidas, praças e também vidas. Os pisca-piscas instalados no município retiram das trevas inúmeras presidiárias. Espalhadas pelo centro e periferia campineira, detentas do Presídio de Campinas veem a luz no fim do túnel, a oportunidade de reintegrar-se à sociedade. Luzes que para nós embelezam, para as presidiárias representam liberdade. Cidadãos livres, veem a iluminação enfeitando árvores, enquanto detentas são presenteadas com a iluminação do sol. Sem fazer demagogia ao crime, muito menos julgar seus protagonistas, a decoração natalina surge como opção a presidiárias, quando até então, a única escolha que tinham era a marginalidade. Atrás das grades, o mundo é restritivo e excludente. O trabalho em prol da cidade surge como chance para aquelas que tinham como destino o xadrez. Decorando a cidade, limpando o município e aprendendo ofícios, as detentas voltam a integrar a sociedade, e cada luzinha colocada representa um vestígio de esperança."

4 comentários:

  1. Não sei se estou no local certo, mas quero desabafar um pouco, contra o LIXO das programações de TV, em especial Globo, e mais ainda a novela Passione. Ela mostra uma trama diária de intrigas, traições e violencia, de uma forma que agride a nossa racionalidade. Entra nas nosss casas levando um mundo do imaginário do autor e da vida que ele leva. Ignora a vida de quem está aqui fora, no dia dia. Vai dizer que tem uma mensagem. Mas essa mensagem é palpavel a quem levanta cedo e ttrabvalha todos os dias pra ter sua comida, sua roupa e sua diversão. Clínicas de reabilitação sofisticadas, carros maravilhosos, gente pobre bonita e fogosa.... Que realidade é essa? E as receitas para se matar, para se roubar, para trair (como se traição divesse diminutivo ou seja, é só uma "traiçãozinha"). E ferindo e nos chamando de burros em aceitar cenas que jamais aconteceriam. Vejam a cena de morte com tiro do Toni Ramos. Ridiculo.....
    Bem, tenho mais coisa embutidas pelas constantes agressões recebidas contra a inteligencia de que está atrás da telinha, e lamentando que muitos procuram um descanso e uma diversão e são quase que obrigados a aceitar FAustão, Malhação, fillmes violentos, jornais tendenciosos e omissos e assim vai...
    Umberto / Campinas SP
    bubueno@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Engraçado Umberto.. Um dia antes de eu ler seu comentário, comentei com minha mãe exatemente essas suas considerações.. Acho que chegou a hora de eu escrever algo sobre o assunto por aqui =)
    Eu te passo o link. Não sei se foi o melhor lugar para o comentário, mas gostei e espero que renda sim uma boa discussão. Grata!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de debater esse assunto, mas há muitos anos não vejo novelas. E aliás da Glogo só assisto Globo Rural e Terra da Gente, mais nada.

    ResponderExcluir
  4. NDIGNAÇÃO

    Sou Professor Titular Aposentado da Unicamp e atualmente Pesquisador Voluntário na mesma instituição. Nesta segunda-feira (19/10/2014) testemunhei um cenário pusilânime proporcionado pelo Reitor da Universidade Federal de Goiás. Fui convidado a proferir a Palestra Inaugural do Congresso: XXVI Semana do IME/UFG que procedeu à Cerimônia Inaugural. Durante esta sessão, o Reitor discursou por 30 minutos mas durante o tempo todo fez, acintosamente, propaganda eleitoral da candidata governista à presidente. E eu pensava que iria participar de um evento acadêmico.

    ResponderExcluir