sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eleitor Otário


Como de costume, acordei às quatro da manhã, afinal o trabalho me chama! Aliás, me desperta. Na luta entre sono e o trabalho, apesar de ambos serem bons lutadores, o serviço sempre vence. Não só pela necessidade, como também pelo prazer que sinto ao realizar meu trabalho: acordar campineiros, através das ondas do rádio!

Missão cumprida, campineiros acordados, é hora de voltar pra casa, tomar café da manhã, ajeitar umas coisinhas, e claro, ler o jornal.

Mas que maldito impresso! É incrível como uma notícia pode acabar com nosso dia. Inacreditável como um fato relatado pode nos fazer sentir tão alienados em meio a tanta geração de conteúdo. Inadmissível que entre tantos escândalos noticiados sejamos tão indiferentes, tão submissos, tão imbecis!

O que mais pode comprovar que vivemos em uma ditadura disfarçada e sem fardas? O que falta para que a sociedade perceba o quanto somos afrontados por políticos corruptos, cínicos e irônicos? Em que outros locais teremos que ver dinheiro escondido para percebermos o quanto somos desmoralizados?

Cansei de criticar os políticos! A cada dia fica mais claro e visível o quanto são indiferentes com a população, o descaso que têm com o cidadão que paga impostos, que trabalha para garantir o sustento de sua família. Mas porque criticá-los? Somos nós, os idiotas!
Eles sabem que é muito mais fácil carregar dinheiro em meias ou cuecas. Assim como, é mais fácil apropriar-se do dinheiro público. Basta ser corrupto ou aliar-se aos que o são.
Ah, como a vida é tão mais fácil. Porque então nós, cidadãos comuns, não conseguimos torná-la assim?

A culpada desta vida “apertada” que vivemos é a ética que nos foi ensinada. É culpa da noção de dignidade humana e de valores que carregamos em nossa bagagem. Culpa também da maldita mania que temos de respeitar o próximo. Culpa da nossa sensibilidade, que nos incapacita de tirar o pão do faminto e colocar aquela verba em nossas vestimentas. Como somos covardes! Porque pensar no próximo? Vocês não viram o Arruda. Em quem será que ele pensou? Em seu Estado? Claro que não. Ele não é como nós, utopistas que acreditam que o mundo pode ser melhor. E que, pela idiotice que nos rege, distribuiria sim, panetones.

Se o mundo é dos espertos, o Brasil é dos políticos.

Então, o que estamos fazendo aqui?! Nunca somos chamados para saborear as pizzas que sucedem os escândalos. Nunca lembram-se de nossas necessidades como seres humanos. Não se lembram que fomos nós que os colocamos no poder. Esquecem-se que toda a dinheirama que corre solta pelas roupas íntimas, é fruto de nosso esforço. Preferem esquecer que o povo, mais que deveres, tem direitos.

Enquanto eles se esquecem, nós continuamos alienados e também reféns do esquecimento.

Esquecemos dos escândalos, das baixarias, dos casos de corrupção, da farra política, e dominados por nossa burrice, confirmamos o título de “Eleitor Otário”, reelegendo, eleição após eleição, aqueles que outrora nos esqueceram.

Somos imbecis ao aceitar um mito, no lugar de um presidente de verdade. Somos idiotas ao concordar com uma candidata, simplesmente porque nosso líder carismático assim o quis. Como somos bobos ao deixar que nosso imaginário nacional seja seqüestrado por um governante. Quanta ingenuidade temos nós, espectadores que prometem lágrimas perante ao “Filho do Brasil”. Somos panacas ao crer que de fato, imagens não falam por si, embora sejam ensurdecedoras.

Se políticos tornaram-se sinônimo de corruptos, o povo é sinonimizado à imbecil!

Já que é tão difícil acabar com a corrupção, tenhamos fé e esperança para que a imbecilidade não seja assim tão complicada de se erradicar.
Nesta frase, talvez eu esteja confirmando, mais uma vez o quanto somos surreais e idealistas. No entanto, o que fazer se não nasci com o dom para política? Pelo menos, não para essa política que assola nosso país.

4 comentários:

  1. Ahh que bom que gostou!!

    Queria ler os comentários.. vou aguardar =)
    Esse Google viu...

    Mas fiquei feliz e agradeço!
    Obrigada =)

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é dos políticos porque achamos mais fácil reclamar enquanto tomamos cerveja e assistimos o Jornal Nacional.

    Quem vai lá e dá as caras para fazer algo diferente?

    ResponderExcluir
  3. O Brasil é dos políticos pq quando levantamos do sofá, damos uma tregua p cerveja e desligamos o JN, vamos direto às urnas reeleger representantes dessa politicagem corrupta, que tanto criticamos, mas que por ironia do destino (na melhor das hipóteses) mantemos no poder! Somos ou não somos "Eleitores Otários"?

    ResponderExcluir