domingo, 3 de janeiro de 2010

Ah, o olhar...


Nada mais encantador e fascinante que um belo sorriso. Boca no máximo de sua extensão. Dentes à mostra. A alma expressando a alegria do momento. A felicidade estampada na face.
Nada mais singelo que um carinho. Sentir sobre o rosto, a palma da mão de alguém querido. Gesto muito simples. Muito expressivo.
Nada mais revelador e sincero que um olhar. Ah, os olhares... Eles olham além do infinito. Dizem o que os lábios são incapazes de proferir. Atingem em maior intensidade que a flecha. Revelam os mais íntimos sentimentos. Ah, o olhar...

Quantos olhares não nos fazem tremer? Às vezes nos intimidam, em outras nos enfeitiçam. Tem olhar correspondido, mas também os desviados. Olhos que fitam bem lá no fundo, enquanto há os envergonhados, que reprimem-se. Há olhar de alegria, seguindo o movimento dos lábios, mas há também o olhar de tristeza, acompanhando as lágrimas. Olhares que ficam no momento, outros que permanecem para sempre. Tem olhares que apenas veem, outros que simplesmente enxergam. Alguns atingem a pessoa, outros marcam o coração, desta mesma pessoa.

Particularmente, um olhar refletiu algo muito profundo. Olhos negros, assim como os meus. Bem redondinhos, expressando a incoerência daquele momento. Palavra alguma seria capaz de dizer o que acontecia ali. Um olhar inocente, perdido, assustado e dolorido. Olhos que nos davam a esperança que tanto almejamos neste novo ano. Nos mostravam que milagres acontecem, que a luta e perseverança dos homens sempre colhem bons frutos. Somos capazes! Assim berravam aqueles olhinhos. O corpo podia estar imóvel, mas olho se movia, piscava. Pela televisão, nós, espectadores víamos uma luz, em meio a toda aquela terra e lama que desgraçadamente tomou conta de Angra dos Reis. Não há dúvida de que Deus está em todos os lugares, mas tenho certeza que, se Ele tivesse que escolher um, naquele momento, estaria nos olhos da linda garotinha.

Os bombeiros vibraram e nós, mesmo abalados com a notícia de que corpos eram achados no mar, também sorríamos vitoriosos. A menina suportou toda aquela carga, e de presente olhávamos nos olhos, numa profundeza que chega a arrepiar. (Nessa hora, pensei naquelas pessoas que não tem coragem de olhar nos olhos, por timidez ou vergonha...Veio-me ainda, o olhar de nossa política, que além de não ter vergonha, não se intimida, fitando-nos com cinismo e ironia.)

Os olhos passaram-nos esperança, fé e a vitória, porém sabe-se lá as dores daquela linda garota, a incompreensão, a falta que os pais lhe fazia. Junto aos olhos negros, soou-nos a notícia de que a garota estava órfã, e então a esperança dissolveu-se inconformismo. Como poderia viver sem os pais? Pobre menina, tão pequena, tão indefesa e tão sozinha!

Além do sorriso, do toque e do olhar, um beijo com amor é forma mais bela e digna de transmitir sentimentos, expressar as emoções. E foi isso que fez um dos bombeiros. Mais que a manta térmica, a garota precisava de carinho.

Cena linda, inesquecível. Não eram os olhos de ressaca de Capitu, tampouco o olhar da música de Paulo Ricardo. Eram os olhos de quem viveu e sofreu com os acontecimentos que marcaram a virada do ano. São olhos de criança, que não negam, não escodem, mas que desta vez, se fecharam. Fecharam-se, para sempre.

11 comentários:

  1. Glau, você está se superando!!! Muito bom seu texto. Sou sua fã de carteirinha. Lembre-se de mim quando você estiver recendo seu 1º "Prêmio Pulitzer"!!!

    ResponderExcluir
  2. O olhar da alma que expressa todos os sentimentos que nós, humanos, levamos em nosso DNA.
    Marisa cruz

    ResponderExcluir
  3. Gente muito obrigada pelos comentários =)

    Veluca minha querida!!! Jamais vou esquecer de você, você é a maior incentivadora deste trabalho!! Sou muito grata!!

    Marisa Cruz fiquei muito satisfeita com sua frase, obrigada :D

    ResponderExcluir
  4. Gláucia... ainda restam esperanças quando encontramos sensibilidade como a sua num mundo cheio de pessoas cada vez mais egoístas e que não se comovem. Parabéns pela sensibilidade neste lindo e reflexivo texto. Bjo

    ResponderExcluir
  5. Começar o ano com uma desgraça tão grande como essa é bem triste! A única coisa que um pouco nos conforta são os sobreviventes, no caso, essa bela garota!
    Ótimo texto, que reflete todo o nosso sentimento de tristeza!
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Olá, linda Gláucia!

    Primeiramente a parabenizo pelo blog; é muito bom! Encontrei-o por intermédio do twitter e por causa da Vera Lúcia, a querida Veluca. E a dica se configurou uma maravilha, pois serei leitor de seus textos com imenso prazer.

    No entanto este post, particularmente, tem um carga de sentimentos, e até literária, que prenderam toda minha atenção. Ainda que eu creia que o desastre de Angra já ocorreu, ocorre e, infelizmente, continuará a ocorrer em muito outros momentos desta vida, não posso deixar de admitir que este é tocante.

    Talvez, querendo dissimular minha própria hipocrisia, seja pelo fato, irretratável, de que apenas pessoas desprovidas de recursos sociais (e financeiros) morram soterradas neste País; também porque muitos dos nossos queridos "moralistas" 'midiáticos' passem o réveillon em Angra, o mesmo local de uma tragédia que une dores essencialmente humanas - mais que qualquer outra, seja ela sociológica, filosófica, sentimentalista ou para os 'sensíveis' programas de Tv.

    O que deixa-me ainda mais triste que os olhos daquela menininha é saber que, muito provalvelmente, aquelas habitações (incluindo a pousada) estivesse em situação irregular. São aqueles casos em que quem detém muito dinheiro, e a influência que ele acarreta sobre as outras pessoas, fazem comprar tudo, ou quase tudo, como morros de 'boas vistas', encostas estratégicas, praias paradisíacas, etc.

    Talvez não devesse ter escrito todas estas linhas parvas acima, mas é que fiquei impressionado por sua astúcia e brilhantismo em transmitir a um texto uma ideia, muitas vezes, difícil de se compreender, quiçá aceitar.

    Além do mais, agora é tarde para apagar o que escrevi; a preguiça vinda do ano que já é morto se encontrou com minha renovada desfaçatez. Mas, como isto é apenas um comentário em blog alheio, paro por aqui mesmo; apenas desejando um 2010 cheio de realizações a você, e, ainda, sendo mais grato por este canal maravilhoso para nossas reflexões que é este seu blog.

    Um beijo enorme, querida!

    ResponderExcluir
  7. José Cláudio muito grata pelas palavras.

    Egoísmo é uma enorme ignorância. Eu sempre fico pensando: se Deus colocopu tanta gente no mundo é pq esta mais que comprovado que não vivemos só, e que temos sim, mto que dividir com as pessoas, seja um momento de alegria, seja algo material.

    A sensibilidade faz a gente perceber as pequenas coisas, e mais que isso valorizá-las. Isso foi um detalhe, em meio a toda aquela tragédia, que muito me chamou atenção. Gosto mto dos detalhes, eles revelam lindas coisas!

    Gostei mto do seu comentário, José.

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!! =)

    Pois é, a tragédia pesou em nossas comemorações.
    Pra te falar a verdade, eu penso muito nos sobreviventes, imagine quantas pesssoas não perderam, a dor que sentem,a destruição naquelas famílias...

    Esta garotinha, infelizmente, não é uma sobrevivente, mas enquanto respirava, fitou-nos no coração. =)

    Obrigada Le.

    ResponderExcluir
  9. Ricardo Novais, agradeço os parabéns =) O blog é bem simples,mas de coração!!
    Fico muito feliz com o twitter sendo intermediário nestas relaçoes. A Vera Lúcia, inclusive foi um grande presente que ganhei deste site =)
    Fico muito feliz e grata com sua disposição em ler os textos.De verdade!

    Infelizmente,você tem razão.Isso é algo do passado,presente e futuro.
    Confesso que pensei em escrever um artigo enfatizando os problemas estruturais,políticas, porém todos nós já estamos cansados disso, e não podia ignorar um olhar como aquele.

    Qundo falamos em ricos e pobres, sempre me consolo com o fato de que estamos todos sujeitos às leis da natureza e quando partimos, vamos todos para o mesmo local, e para lá, nada podemos levar, toda riqueza adquirida/conquistada fica aqui...

    Ao falar das irregularidades, sinto um peso: Por que nossa cultura não preza pela prevenção?Agora, é tarde!

    ahh, por favor, não se intimide e continue escrevendo. Todas as considerações são válidas, e como propus no primeiro post desete blog, o espaço é para o debate, nosso enriquecimento,através da troca de conhecimentos, opiniões =)

    Desejo-lhe um excelente ano, sempre com esta sua visão crítica, muita saúde, pois o resto, a gente conquista!

    Eu que agradeço, meu querido! =)

    ResponderExcluir
  10. Ei! Estou um tanto emocionado, pois acompanhei como todo o Brasil a cena que descreve com um sentimento coletivo mas palavras únicas. Sempre gosto de ler suas linhas e identifiquei-me com esse texto (como costumeiramente acontece, tantos os textos e tão bons)... Um super beijo! Tenha um incrível 2010!!!

    ResponderExcluir
  11. Puxa Túlio, fico feliz com essa identificação, significa que atingi meu objetivo. Somos um povo sensível, o coração é mole, não podemos negar. Assumindo a sensibilidade e humanismo teremos um mundo bem melhor, como você, eu e tantos outros desejam e lutam =)

    Muito grata querido!

    Um excelente 2010 para você!! Tudo de melhor!

    Um beijo! :D

    ResponderExcluir