terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Programa Nacional 'Deveres' Humanos?


Pela primeira vez, reproduzo um texto que não é de minha autoria. Faço-o por ser pertinente e nos permitir um leque para discussão. Através da indicação de minha querida amiga Vera Lúcia Camargo, tive acesso ao artigo de Marcos Pontes. A análise do autor deve ser considerada, num olhar perante nossa democracia, enfatizando o retrocesso perigoso do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

Aproveitando esta exceção, não escrevo aqui o “Meu Jornalismo”, mas sim, destaco alguns comentários que a mídia nos deu acesso. Jânio de Freitas, o qual muito admiro, trata o PNDH-3 como “ninho de cobras”, considerando-o como “um dos atos mais tresloucados do pós-ditadura, senão o mais.”

A Folha de S. Paulo, agredida pela denominação PIG, ressalta que “uma facção que não convive bem com a crítica, mais uma vez aproveita de sua posição no governo para apregoar o controle da imprensa.” A este respeito, o artigo de Pontes, que reproduzo parcialmente, merece destaque ao tratar da Imprensa Golpista. (Sugiro ainda, a leitura aqui no blog do artigo: “Na minha época PIG era porco em inglês...”).

Direitos Humanos é uma grande bandeira, uma batalha em que todos orgulham-se em lutar. O Plano Nacional que trata do assunto é um desastre, no qual a luta envergonha e a batalha fere nossa democracia.
Por falar em democracia, sinto pena deste regime. Atacada constantemente, fechamos os olhos e somos ignorantes ao pensar que nosso regime democrático funciona. Ferem o regime e com mesmo cinismo, atacam as leis Divinas. O arcebispo de Campinas D. Bruno Gamberini soube expressar a indignação ao dizer que “não podemos confundir legislação humana com as leis de Deus.” Não pretendo discutir aqui o aborto, mas será que é justo tirar vidas que Ele criou?

Dilma Rousseff está em todos os lugares, nas inaugurações, aparições na mídia, sempre coladinha ao nosso Presidente. A ministra sempre comenta os assuntos, discursa constantemente, porém desta vez algo mudou. Sérgio Guerra fez uma boa pergunta: “Por que a ministra Dilma que fala sobre tudo está calada?”. Boa questão. Por que dona Dilma? O plano envergonha? Ok, entendemos a omissão.

No fim das contas, assim como Moacyr Castro, “confesso que não entendi nada”. A sorte é que Lula, o homem acima do bem e do mal, assinou o decreto, então “ele que faça o favor de me explicar”! Seu Luis Inácio, o que é “acompanhamento multiprofissional a pessoas transexuais que fazem parte do processo transexualizado.”?
Nessas horas agradeço por nosso Presidente ser “o cara”. Aquele que sabe tudo. Ou pelo menos quase tudo... Do mensalão ele não sabia nada. Quase nada...


Aqui reproduzo com autorização, partes do artigo de Marcos Pontes, que pode ser lido na íntegra no blog http://simpatiaeesculacho.blogspot.com/


"(...)Entre os muitos absurdos que prega o decreto (PNDH-3), um que vem chamando muito a atenção, é a terceira ou quarta tentativa desse governo de calar a imprensa que não lhe agrada. Já na primeira semana depois da posse, criou-se, pela imprensa amiga do Palácio do planalto, a terminologia PIG, Partido da Imprensa Golpista, para incluir qualquer veículo ou jornalista que se opusesse ao todo ou em parte às decisões do governante-mor ou de sua curriola. (…) Pois o tal decreto prevê o fechamento de jornais e revistas e a cassação das concessões de exploração de canais de rádio e televisão quando determinado veículo transmitir programa ou notícia que contrarie a vontade do poder central, fantasiado de “interesse público”. Lembra a marcha da Tradição, Família e Propriedade que apoiou profundamente o golpe de 64 e que foi muito criticada por essa mesma esquerda que a repete.(...) Num país em que até assassinato prescreve, pelo Código de Processo Penal em vigência, como justificar que a esquerda raivosa tente prescrever a Lei da Anistia e ressuscitar atos ilegais por parte dos governos de então, mais antigos que a própria Lei que os anistiou? (...) Já jogaram pretos contra brancos; índios contra citadinos; pobres contra ricos... E assim tem-se mostrado nas sublinhas do decreto, criando discriminações contra seus opositores e os situacionistas. Um governo eleito para presidir para todos os brasileiros, teima em separar a população entre brasileiros e golpistas. Dá-nos um golpe atrás de outro e se fantasia de vítima. (…). Aqui se desenha uma revolução socialista sob a batuta dos socialistas maquiavélicos, inteligentes, raivosos e vingativos. Usa-se a massa de manobra popular, alienada e ignorante e os donos do capital que sustentam qualquer governo, independentemente de ideologia, desde que mantenha o lucro (ironia os socialistas usarem os mais capitalistas para imporem sua revolução) para massacrar qualquer opinião contrária. Não se assustem se, depois de estabelecida essa república sindicalista ditatorial, voltarmos a falar de política a portas fechadas com medo dos alcaguetes e da polícia política que se formará (aliás, ela já existe desde que o PT é PT, apenas não foram lhes dadas as braçadeiras negras que lhe dão poder de prender, bater, cassar e matar a oposição).(...) O plano vem em forma de um decreto, ferramenta ditatorial tão combatida por todas as esquerdas quando eram oposição e os generais o utilizavam para comandar o país.(...).” (©Marcos Pontes)

2 comentários:

  1. Muitíssimo bom o artigo. Obrigado pela referência.
    A Dilma anda calada porque está envolvida diretamente na elaboração do "decreto". O Vanuchi fez às costas do Lula, o ignorante útil, mas com a conivência, cordenação e comando de sua chefa direta.
    O máximo que Lula se propõe a fazer é modificar uma ou outra palavra, mas manter o conteúdo. Para agradar as Forças Armadas, ele vira as costas para o resto da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Pontes, é uma honra ter um comentário do senhor aqui. Fiquei uma satisfeita com as argumentações do senhor. Reproduzi parcialmente o artigo devido a importância do tema e o êxito da abordagem. Parabenizo pelo texto e acredito ser importante este troca, pois expande o públic leitor, que sem dúvida terá vontade de ler a íntegra do texto, visitando o blog do senhor, o que como consequência os tornará seguidores da página, dado a qualidade de suas escritas.

    Agradeço.

    ResponderExcluir