terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Água da Vida, Água da Morte



Água. Nos rios e no mar. Que mata sede e nos banha. Azul e cristalina. Aguá que sobe da terra, que desce do céu. Em copos, em taças, em banheiras ou piscina. Água líquida e também em cubos de gelo. O vapor d'água. Água doce escassa. Água salgada em abundância. O líquido que cozinha e também dissolve. Água que benze e purifica. Água pura e a que poluímos. Frescor. Suavidade. Umidade. O azul que colore a paisagem. As gotas que as destrói.

São Pedro nos envia água, que traz consigo vida. Vida aos nossos jardins, nossas plantações e nossas floresta. Vida à terra árdua, vermelha e seca, implorando por água. Vida aos seres humanos. Vida.
A mesma água que cai na chuva traz consigo a tragédia. Tragédia no asfalto. No lar. Na casa. E na família. Chuva que cai e atrapalha o trânsito. Na enxurrada, leva consigo vidas. Vidas que antes, a própria água proporcionou. Chuva que desmorona. Destrói a casa. Deixa infeliz um lar. Leva os tijolos, os móveis e tudo conquistado. Soterra. Junto à terra, vidas. Vidas que um dia deu-se de beber. Vidas. Corpos. Mortes.
A enchente que assusta. Água que causa medo. Um medo de impotência. Cidades alagadas. Pessoas desabrigadas.

A chuva que descansa o sol, é a mesma que turva as tardes nas metrópoles. Água que enche os rios, é exatamente a que os faz transbordar. Água que vem do céu. Mas deixa muito sob a terra. Deixa vidas. Atrasa sonhos. Anula conquistas.
Abre-se o chão. Foi-se o alicerce.

Depois da chuva, sorri-nos o sol. Sorri-nos, para mais tarde nos abandonar. Abandona-nos na chuva. Água que vem do céu e que logo se transforma em água, que desta vez não vem da nuvens, mas sim dos olhos: Lágrimas.

2 comentários:

  1. Lindo texto. Continua escrevendo com muita consciência e muito talento, minha querida, parabéns!

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ricardo =) Lindas palavras, fico muito grata!!

    Abraço!

    ResponderExcluir