domingo, 1 de janeiro de 2012

A responsabilidade de um novo ano...


Acho pesado demais essa história de que se o ano é novo, nós também temos que ser.

Por que a cada ano temos que mudar? Será que nunca seremos suficientemente bons, para tentarmos ser simplesmente igual ao ano que passou?

Não entendo às promessas que vem uma vez ao ano. Vem com a romã, a lentilha e a lichia, que também só aparecem esta única vez.

Queria entender o que realmente significa um novo ano. Talvez eu tenha medo desta compreensão. Há quem diga que anos ímpares são mais difíceis que os pares. Na astrologia uma sequência de números pode siginificar um ano feliz. Ou não... Vai ver, eu tenha medo dessas mudanças. Temo não possuir a bondade que exigem, ou quem sabe não suprir as expectativas: minhas próprias. Posso frustrar-me se ano passado for melhor que ano que vem, embora o passado seja distante demais para comparar com aquilo que se quer consigo ver.

Não, não fico triste. Fico pensativa a cada novo ano. Sim, eu faço todas as tais simpatias. Desde a cor da calcinha (este ano rosa), até as sementes de uva, que já estão bem guardadas em minha carteira.

Já sei é isso. Ou foi pelo menos isso que me fizeram crer: A gente muda de ano e comemoramos essa passagem pelo simples fato de que precisamos de motivos. Precismos de algo que justifique um recomeço, uma reviravolta. Aquela mudança radical. Temos que ter uma situação que os permita acreditar de novo e ter a esperança, que durante os 365 dias, vai duiminuindo... Diminuindo... Simplesmente porque nem tudo sai como previamos na lista do ano que vem. Ainda bem que novamente chega um outro novo ano; lista nova escrevemos e a esperança renasce... Temos mais 365 dias para mantê-la acesa...

Às vezes, acho os ciclos monótonos e previsíveis demais. Todo ano a mesma coisa. Roupas brancas (e pensem, até hoje ainda temos guerra. Não estaria na hora de mudar?)

Não, não quero colocar as tradições em xeque. Mas talvez queira que eu e você não esperemos mais um ano, para tentar ser melhor só no ano que vem.

Percebem a lógica, ou será que fui confusa demais?
Bom, prometo que ano que vem tento ser melhor.

Por ora, bom 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário