quarta-feira, 3 de março de 2010

Enquanto pensava em mim, muitos pensavam em nós


O que de importante aconteceu para você em 2008?

Confesso a vocês que foi um ano de muitas dificuldades em minha família, compensadas por um rico aprendizado.
Em 2008, acabei o Ensino Médio, participei ativamente de assuntos políticos, com ênfase na Ensino Público. Também foi neste ano que prestei vestibular. E fiz muitos amigos.
Eu nem imaginava, mas paralelamente a isso tudo, a “Campanha Ficha Limpa” foi lançada.

Como vestibulanda, eu tinha um único objetivo: ser aprovada numa boa faculdade. No plano paralelo, a Campanha desenhava sua intenção: melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país.
Eu elaborei um plano de estudos, e curiosamente a Ficha Limpa também partiu para elaboração. Constituiu um Projeto de Lei, através da iniciativa popular, com a pretensão de tornar mais rígidos os critérios que avaliam quem não pode se candidatar.
Logo que saiu o resultado das provas universitárias, recebi a aprovação, comemorada com muita alegria e satisfação. No entanto, o Plano de Lei, que parecia trilhar caminho convergente ao meu, não teve a mesma sorte. Ainda hoje, quando já curso o segundo ano de faculdade, o plano da Campanha Ficha Limpa precisa ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer nas eleições brasileiras.

O Projeto tem garra, força e persistência. Por isso me identifico tanto. Com muita dedicação e seriedade, a Campanha entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o Projeto com 1 milhão e 300 mil assinaturas, que corresponde a 1% do eleitorado brasileiro. Já foi protocolado na Câmara e iniciou seu processo de tramitação na Casa.

Minha iniciativa de ingressar numa universidade justificava-se pela realização profissional, e também bem justificada é a proposta da Campanha com o alicerce numa necessidade expressa na Constituição de 88, que determina a “inclusão de novos critérios de inelegibilidades, considerando a vida pregressa dos candidatos”. Desta forma,quando aprovado, o Projeto de Lei vai alterar a Lei das Inelegibilidades, de 1990.
Fui muito pretensiosa em minha escolha. E coincidentemente o Ficha Limpa tem sua pretensão: aumentar as situações que proíbam o registro de uma candidatura. Estariam, por exemplo, impedidos de candidatar-se, parlamentares que renunciaram a fim de evitar abertura de processo e fugir de punições e também pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa. Pretende-se ainda aumentar o período que impede a candidatura, passando a ser de oito anos, além de agilizar os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições.
Para conquistar meus objetivos, precisei de muita dedicação, apoio dos familiares, amigos, auxílio dos professores. E agora, em 2010, já com novas metas e novos projetos, continuo a contar com círculo de amigos, os contatos adquiridos e toda a experiência dos que me rodeiam.
E nesta situação, está a Campanha Ficha Limpa, que necessita do auxílio dos seguidores do projeto, e também da sociedade que almeja uma política para o povo, imune de corrupção, falcatruas e escândalos, que tanto nos entristecem, decepciona-nos, criando uma população descrente. O Ficha Limpa precisou de minha ajuda, e a fiz como pude. Foi bem mais fácil do que imaginei, e o bacana é que TODOS podem contribuir com a Campanha. A recompensa é ser cúmplice de uma eleição com políticos dignos de nos representar, envolvidos numa política Limpa, como o próprio nome sugere.
Precisamos de você, meu colega leitor e de todos que acreditam num Brasil, para os brasileiros!

O Projeto vai ser votado esse mês e a pressão será forte! Até o momento desta postagem 1.588.359 pessoas assinaram a Campanha contra a corrupção. Ajude-nos a alcançar os 2 milhões de assinaturas. É chance de mostrarmos que não somos esse povo alienado, tampouco passivo, que muitos berram por aí. Chegou a hora de mostrarmos quem são os verdadeiros poderosos deste país.

Assine através do link: http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/97.php?l_tta_sign=5ecf16f5f96d9b4e9aa5a683fa251e22

Para conhecer detalhes da Lei http://www.mcce.org.br/node/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário